sexta-feira, 28 de junho de 2013

RICARDO ALMEIDA: Destaque Nacional


Destaque na moda masculina nacional, Ricardo Almeida atua no mercado há mais de 30 anos. Seus ternos, costumes e camisas são eleitos por homens de estilo contemporâneo que não abrem mão de um feitio de qualidade. Nas lojas, encontram-se as peças das coleções, onde também é oferecido o serviço de alfaiataria sob medida. Uma das primeiras lições que se aprende conversando com Ricardo Almeida é a definição correta do terno. Paletó e calça são, na verdade, chamados de “costume”. Por definição, o terno é composto por três peças. Além da calça e do paletó, há o colete. Essa foi uma entre tantas coisas que o estilista paulistano aprendeu em 30 anos de existência da marca que leva seu nome.
Agora, aos 58 anos, está aprendendo a ser empresário da noite. Está sob seu comando o B4 (lê-se before), um misto de bar e casa noturna inaugurado em 2009. Localizado na Rua Amauri, em São Paulo, o lugar reúne público seleto e endinheirado, disposto a pagar pela exclusividade. Ele já tira a nova atividade de letra. “É cem vezes mais fácil. Confecção é o ramo mais complicado que existe. Tenho certeza absoluta. Além dos muitos impostos, você ter de se preocupar em fazer o produto com o melhor custo-benefício, tem de acertar sempre. A crítica de um veículo de peso pode comprometer a empresa. Além disso, se você demora três meses para entregar, já mudou a estação”, ensina com calma algumas contas da complicada equação da moda masculina.
O ateliê de Ricardo Almeida fica no luxuoso bairro da Vila Nova Conceição. Serviu de moradia para o estilista, por isso ele não tem o menor problema em dormir no local de trabalho. Além de cama, banheiro e cozinha bem equipados, o lugar ainda conta com um subsolo adaptado para festas, com direito a patrocínio do uísque Chivas. Ele foi nomeado embaixador da marca de bebidas no Brasil. A mesa de sinuca é a estrela do salão. O jogo entra na lista de passatempos do criador. O savoire faire em promover festas recheadas de VIPs virou negócio sério com seu novo empreendimento noturno. E na B4 lá está a mesa de sinuca. Uma marca registrada, como sua alfaiataria. Na era Lula, sua marca ganhou mais adeptos. “Depois que passamos a atender o presidente, as pessoas notaram que eu faço roupa mais ‘careta’. Não precisa ser modelo para usar a minhas peças. E, hoje, eu prefiro deixar o charme no forro do paletó”, revela. (Revista Brasileiros)

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