Photo by John Cain Photography
Portanto, quando uma pessoa é convidada para ser padrinho de um casal tem que ter em mente que deve ajudá-los e cuidar deles para que mantenham a harmonia e o amor. O padrinho será um guardião dos noivos.
Missão do padrinho:
- Organizar a despedida de solteiro do noivo.
- Na cerimônia deve ajudar o noivo no que ele necessitar, e deve ser responsável pelas alianças para depois entregar aos meninos das alianças, no caso de se optar por esta via.
- Deve ajudar o noivo a chegar na hora certa na cerimônia.
- No caso de não terem um “mestre de cerimônia”, este papel pode ficar para o padrinho, ajudando os convidados a sentar-se nos devidos lugares, entregando também os missais. Se for um casamento com muita gente convém ser mais do que uma pessoa a desempenhar esta função.
- O padrinho coloca-se do lado direito do noivo. Caso os noivos não escolham nenhuma criança para entregar as alianças caberá ao padrinho desempenhar essa função.
- Na recepção do casamento, o padrinho deve fazer um pequeno discurso, onde misture um pouco de sentimento com humor, mas com cuidado para não passar do limite do mau gosto. Nesse discurso deve sempre fazer um brinde aos noivos.
- É também sua responsabilidade decorar o carro de saída dos noivos e o quarto da noite de núpcias (isto se os noivos não viajarem nessa noite).
- No dia do casamento deve reunir os amigos e familiares do noivo antes da saída do mesmo para o local do enlace.
Tem que ajudar depois da festa também:
Depois que passou o casamento, os noivos ficam cheios de coisas a fazer. Como devolver traje, se for alugado; devolver os acessórios, se forem alugados; mandar cartão de agradecimento aos convidados e agradecer os presentes recebidos. E ir para a lua de mel com tudo isso na cabeça não é legal! Por isso, os padrinhos e madrinhas devem ajudar nesses afazeres pós-festa e deixar os noivos tranquilos para curtirem a lua de mel.