segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O USO DA BERMUDA XADREZ (V)


Você pode optar também em usar a bermuda masculina xadrez com uma camisa de botão que pode ser xadrez também, cuidando é claro para combinar bem o xadrez de cada peça. Se preferir, a camisa de botão pode ser de cor clara. Complete esse look com um sapatênis sem meia. Ou ainda, na dúvida, opte pelo básico, uma bermuda xadrez e uma camiseta branca.
Como você pode observar a bermuda masculina xadrez combina muito bem com as mais variadas peças, portanto use sua criatividade e fique na moda no verão que vai chegar.
(Leonir Santos)

O USO DE BERMUDA XADREZ (IV)


Agora que tal uma bermuda masculina xadrez com uma camiseta manga longa por baixo e uma camisa pólo por cima. Fica muito bacana e você pode inclusive usar uma camisa pólo que seja menor que a camiseta de manga longa, ou simplesmente, só a camiseta pólo. Com esse look, fica muito bem um sapato esportivo ou até mesmo uma sapatilha. Agora se você preferir algo mais moderno pode combinar com um tênis xadrez. Vai ficar muito bacana também.
(Leonir Santos)

O USO DA BERMUDA XADREZ (III)


A bermuda masculina xadrez é uma peça de uma versatilidade incrível e por isso muito fácil de combinar, independentemente de um xadrez mais claro ou escuro. O bom é que a preferência continua sendo sua com opções bem interessantes.
Vou começar pelo básico, a bermuda masculina xadrez combina muito bem com uma camiseta. Se o xadrez for mais claro, fica muito bacana uma camiseta de cor mais escura, como preta, azul escura ou até um vermelho escuro. Para completar esse look você pode optar por um boné e uma sandália, chinelo ou até mesmo tênis ou sapatênis.
(Leonir Santos)

O USO DA BERMUDA XADREZ (II)


Estamos em pleno inverno, o verão ainda está longe, mas queremos antecipar para você homem moderno que o xadrez vai continuar na moda. Hoje quero falar sobre a bermuda masculina xadrez que será presença garantida nesse próximo verão. Ela estará presente nos clubes, praias e no seu dia-a-dia.
A bermuda masculina xadrez continuará seguindo a tendência que chegou para ficar, ou seja, a presença do xadrez em grande parte do vestuário masculino. Portanto se você não pretende ficar fora da moda é bom começar a se preparar para a estação quente que se aproxima com a bermuda masculina xadrez no guarda roupa.
(Leonir Santos)

O USO DA BERMUDA XADREZ (I)


O xadrez, a estampa mais versátil e charmosa de todas, também faz sucesso em looks de verão e aparece muito bem em bermudas.
Como oferece um visual próprio, o xadrez facilmente torna as bermudas perfeitas para o verão. Combinando-as com um look de praia, com camisa pólo, sandálias ou chinelos, as bermudas trazem um visual cool, na medida certa para essa estação. A bermuda, por ser uma peça despojada, combina com diversos tipos de calçados. Tênis casual, sapatênis e chinelo compõem um look descontraído para o dia-a-dia. O modelo fica ainda melhor se combinado com uma t-shirt, com uma estampa centralizada ou mesmo totalmente lisa.
Escolha sua bermuda preferida, combine com os calçados certos e abuse de estilo no verão!
(Leonir Santos)

O USO DA CAMISA XADREZ (IV)


É válido ressaltar que você pode encontrar atualmente no mercado diferentes cores e modelos de camisa xadrez masculina. Contudo, para facilitar o uso da camisa xadrez masculina, confira os sites, blogs e revistas de moda onde há alguns editoriais com celebridades fazendo o uso da peça. Desta forma, confira as fotos da peça masculina e copie os looks dos famosos.
(Leonir Santos)

O USO DA CAMISA XADREZ (III)


A camisa xadrez masculina pode ser usada como peça única, ou seja, sem nenhuma outra por baixo estando desabotoada até a altura do peito, com mangas dobradas ou não. É possível usar camisa xadrez masculina também como uma sobreposição, ou seja, utilizando uma camisa lisa ou estampa, seja pólo ou não. Quanto a cor da camisa, este é um fator que varia de acordo com a tonalidade da camisa xadrez, ou seja, é preciso combinar ou realizar um contraste agradável, assim é preciso usar o bom senso e bom gosto.
(Leonir Santos)


O USO DA CAMISA XADREZ (II)


Em relação ao calçado, a camisa xadrez masculina combina com botas de cano longo ou baixo, além de sapatos sociais, sapatos esportivos e até mesmo sandálias. Ao contrário de que muitos homens pensam, o sexo masculino pode sim fazer o uso de determinados acessórios para complementar este look despojado e moderno, seja com um cinto ou objetos em dourado, como colares, pulseiras e até mesmo brincos. No entanto, como usar camisa xadrez masculina? Esta é uma dúvida que permanece entre o sexo masculino, mas ao contrário do que muitos pensam, utilizar esta peça que faz grande sucesso nas passarelas e nas ruas é muito simples, sendo que há diferentes formas de usar, seja manga longa ou manga curta.
(Leonir Santos)

O USO DA CAMISA XADREZ (I)


O xadrez é uma estampa que vem ganhando cada vez mais destaque e conquistando mais adeptos, fazendo com que o seu uso não seja feito apenas por homens do interior do campo. Invadiu as vitrines e também o guarda-roupa de muitos homens, e promete permanecer por longo tempo como tendência e moda. Para comprovar isso, basta sair na rua para notar o quanto o seu uso se solidificou tanto entre as pessoas anônimas quanto para com as celebridades. A camisa xadrez masculina combina com diferentes estilos e com diferentes peças de roupas, incluindo calças jeans, calças saruel, shorts jeans e bermudas de diferentes cores.
(Leonir Santos)

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O USO DE JAQUETA JEANS (II)


A jaqueta jeans masculina promete ganhar espaço até mesmo no verão. Apesar de ser um item de inverno, no verão vai ser usada em ocasiões noturnas, tendo ainda o charme e elegância do Jeans. Geralmente o Jeans combina com tudo, desde uma bermuda ou calça. Na moda atual, as jaquetas jeans vem estão tudo, para isso basta seguir o bom senso e apelar para sua criatividade.
(Leonir Santos)

O USO DE JAQUETA JEANS (I)


A jaqueta jeans masculina é como o vestido pretinho básico das mulheres: é uma peça extremamente versátil e que cai bem em diversas ocasiões, deixando o homem bem vestido e confortável. O jeans é um tecido quente e maleável, e por isso é perfeito para ser usado durante o inverno e dias mais frios.
Antigamente, as jaquetas jeans masculinas eram praticamente iguais, variando apenas se a lavagem era clara ou escura, a largura era praticamente a mesma, existiam poucos detalhes e a modelagem costuma ser padrão. Hoje, porém, os homens estão mais vaidosos e por isso existem diversos novos modelos de jeans, que permitem que se vistam com elegância, bom gosto e sem abrir mão do estilo pessoal.
A modelagem é uma das maiores novidades, pois atualmente as empresas estão se preocupando em criar peças que se adaptem a cada corpo, valorizando o melhor de cada homem, sem abrir mão do conforto e proteção contra o frio. As lavagens estão mais modernas, trazendo efeitos localizados, como desbotados perto dos botões, simulando uma jaqueta já antiga, ou então partes mais escuras para conferir um charme a mais na peça.
(Leonir Santos)

O USO CORRETO DE CAMISETAS


As camisetas são mais do que obrigatórias no guarda-roupa masculino e, obviamente, não poderiam faltar no inverno deste ano. Aposte nas com frases legais se quiser compor um look mais despojado e em cores neutras e lisas se seu estilo é mais clássico.
Como Usar:
- As camisetas são sempre super versáteis e ajudam a compor vários looks legais, aposte nelas;
- Os gordinhos devem dar preferência às tonalidades escuras e com frases em letras menores;
- Os magérrimos devem fazer o contrario.

O USO CORRETO DO JEANS


Os jeans da moda masculina no inverno deste ano foram bastante democráticos, com várias opções de cores e cortes, principalmente nas calças, que apareceram desde as cores mais claras, até as mais escuras em uma bela alusão ao couro.
Como Usar:
- Gordinhos devem escolher os jeans em tonalidade mais escuras;
- Os magérrimos o contrário;

ESCOLHA UM BOM SUSPENSÓRIO


Outra peça que é sinônimo de elegância masculina mas, porque vocês não fazem idéia de como usar, é pouco vista por aí. Então vai a dica, rapazes: os suspensórios precisam combinar com eles mesmos! Sim, você entendeu bem, a graça da peça é que eles são livres. Podem combinar com a camisa e gravata, ou contrastar com elas totalmente (e estarão certos das duas maneiras). É mais uma forma de caprichar no visual, e de brincar um pouco com ele ao mesmo tempo.
(Leonir Santos)

O ESTILO OUSADO DE SER


Uma das minhas produções preferidas, mas, se você for olhar: nada combina com nada (o paletó é listrado, a camisa é xadrez e a gravata em losangos). E, querem saber? Não precisa! Quando você tem uma combinação formada toda por cores neutras e que estejam em sintonia entre si, a padronagem não importa. Guarde essa lição, hein? Por isso, se as cores de base casam e são neutras, listras, quadriculado e xadrez podem conviver muitíssimo bem, sem brigas. E você prova que saca tudo de estilo!
(Leonir Santos)

CAMISA BRANCA E GRAVATAS COLORIDAS


Não é porque a camisa é branca que a produção precisa ser básica demais. A gravata ideal pode fazer da camisa branca uma tela perfeita para sua criatividade! Aposte nas listradas de cores impositivas, e equilibre com calça neutra (casando com as cores da gravata) e sapato mais neutro ainda - Marrom ou caramelo no caso de cores quentes e preto no caso das frias. Um executivo assim passa muito mais credibilidade, concordam? Ainda que seja só um estagiário!
(Leonir Santos)

USE E ABUSE DO COLETE


Quer uma forma automática de fazer seu visual tradicional virar um visual mais moderno? Use e abuse do colete! A regra aqui é sobriedade na escolha da cor da peça, que precisa casar bem com a calça e a camisa. Se elas estiverem equilibradas, você ganha carta branca pra ousar mais na gravata - ou não! A simples presença do colete já faz toda diferença. Além, claro, de deixar o homem muito charmoso!
(Leonir Santos)

TOM SOBRE TOM NO TRAJE


Ao contrário do que possa parecer, o look inteiro feito em um só tom não é entediante, se houver sutis degradês, ou se a textura das peças mudar entre si, quando os tons forem exatamente idênticos. Nesse caso, o visual de uma cor só é não só elegante como muito estiloso! Na dúvida, opte sempre pelas cores neutras para não pecar no excesso.
(Leonir Santos)

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

TERNO PRÍNCIPE DE GALES (II)


Sua origem remonta ao século XIX, quando a Henry Poole & Co, em Londres, pensou um casaco mais informal para o então Príncipe de Gales, o futuro rei Eduardo VII, do Reino Unido, vestir em jantares como alternativa à tradicional casaca.
O traje fez o maior sucesso e, quando levado à Nova York, teve seu design copiado por muitos, vindo a tornar-se, oficialmente, referência informal para jantares.
Seu termo deriva do inglês smoking jacket, item hoje raro, mas que era utilizado enquanto se fumava, para evitar que o cheiro do tabaco se fixasse nas roupas.
Hoje, o conjunto inspirado no guarda-roupas masculino confere elegância aos noivos mais modernos.
(Leonir Santos)

TERNO PRÍNCIPE DE GALES (I)


São mais apropriados para escritório ou lazer. Estas regras chegam para evitar surpresas desagradáveis-até porque, quando se pretende que os convidados se apresentem vestidos de forma mais solene, o traje é referido no convite que se envia. Essa indicação tanto se pode inscrever no canto esquerdo do convite como no canto direito. São vários os trajes de gala ou cerimônia que podem aparecer nos convites. O terno Principe de Gales é aquele com padronagem xadrezinha, bem discreta. Ganhou esse nome pela popularidade que recebeu depois de ser muito usado pelo herdeiro do trono do Reino Unido Sir. Charles Philip Arthur George Mountbatten-Windsor, vulgo Principe Charles.
(Leonir Santos)

A EVOLUÇÃO DA GRAVATA


Até há pouco tempo ternos e gravatas apareciam, obrigatoriamente, na mesma frase, mas como entramos o século XXI quebrando paradigmas, não tardou para que a velha companheira dos executivos passasse a figurar em colarinhos menos formais. Com sua popularidade catapultada por popstars como Billie Joe Armstrong, vocalista da banda Green Day e pelo modelo skinny, mais jovem e casual, o acessório pulou de um estilo para o outro, cada vez mais desvinculado de seu antigo comparsa, o terno.
Venho observando a evolução da gravata no repertório casual e selecionei acima uma imagens que pode servir de inspiração para quem deseja incorporá-la ao visual ou já usa, mas precisa de nova idéias.
(Leonir Santos)

DICAS SOBRE O SUSPENSÓRIO


Hoje em dia é usado por jovens inclusive com calça jeans ou suspensórios com cores vivas e com fluorescência como azul, verde, laranja e roxo. E os estampados com caveiras, xadrez, listados e varias outras idéias. Lembrando, super atenção porque a camisa ou camiseta tem que ficar dentro da calça e calças tipo skinny.
Um acessório que é quase indispensável para o noivo moderno. Dá todo aquele toque especial.
(Leonir Santos)

SUSPENSÓRIO + GRAVATA BORBOLETA


Suspensório é um item de estilo. Desde o inverno passado, virou o acessório queridinho dos fashionistas de plantão. Pode ser encontrado de muitas cores e estilos, pode complementar um look clássico (vintage) ou um look moderno. Basta saber utiliza-lo.
Esta é a versão com ares mais modernos da combinação anterior.
(Leonir Santos)

SUSPENSÓRIO COM CAMISA + CALÇA SOCIAL


É o uso masculino clássico, que pode vir acompanhado ou não de gravata. A grande vantagem desta combinação é uma elegância levemente despojada. Os coletes, por exemplo, podem acabar criando um clima refinado demais na roupa, coisa que os suspensórios dificilmente fazem. Ao optar por suspensórios em cores e padrões diferentes, você pode quebrar a seriedade da roupa. Mas atenção: para essa combinação, use sempre sapatos sociais ou botas muito, mas muito bem lustradas.
(Leonir Santos)

SUSPENSÓRIO COM CALÇA + CAMISETA


Uma das formas mais práticas de usar o suspensório é com uma camiseta ou baby look mais longa, porque o efeito das tiras com barriga de fora é altamente trash. Você pode usar com as mangas dobradas ou não. Você pode usar estampa ou não. Prefira optar pelos suspensórios clássicos (preto, azul, cinza). Com esse tipo de combinação, cabelos curtos são muito bem-vindos.Use com calça jeans ou de sarja (ou se quiser arriscar, uma social).
(Leonir Santos)

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O USO CORRETO DE SUSPENSÓRIOS


Os suspensórios são uma peça de vestuário para serem usados como alternativa aos cintos, para suspender as calças e mantê-las na mesma altura e posição. São feitos de alças, que podem ser elásticas, unidas nas costas e presas às calças por botões ou clipes de metal..
Os suspensórios já fizeram moda em especial no começo de sua existência, mas deixaram de ser moda nos anos 70. Mesmo assim muitos homens, de jovens a velhos, continuaram a usar esse acessório, mesmo não sendo moda. Atualmente estão retornando à moda e muitos estilistas estão investindo seu trabalho e dinheiro para que os suspensórios sejam mais divulgados e voltem a ser moda.
(Leonir Santos)

NOIVO USANDO FARDA


Com certeza, ver o noivo de farda no dia do casamento não é algo que a maioria das noivas possam esperar. No entanto, em alguns casos em que o noivo é militar, policia, marinheiro, a farda pode ser um substituto charmoso para o tradicional traje do noivo. Talvez por influência dos filmes infantis da Disney, muitas vezes a mulher associa o noivo de farda a um verdadeiro príncipe encantado. Afinal, em quase todos os casos de amor retratados, o final “viveram felizes para sempre” acontecia depois da noiva – a bela e virtuosa moça – ter dito o sim para o seu salvador e charmoso noivo e príncipe, que usa naturalmente a sua farda régia. E para provar essa teoria, podemos observar geralmente nos casamento da realeza – com príncipes de carne, osso e título oficial – o uso de farda pelo noivo.
Mas interessante mesmo é ver exemplos de casamentos da vida real, em que o traje do noivo é a farda. Dependendo do país e da função desempenhada, a farda é diferente. Varia a cor, o corte e quantidade de emblemas, medalhas e outros símbolos. Qualquer que seja o estilo da mesma, um noivo de farda com certeza é algo fora do comum!
(Leonir Santos)

O ESTILO DO NOIVO METROSSEXUAL (II)


Como fazer quando a noiva tem ao seu lado um noivo metrossexual? Será que isso pode representar um problema ou é uma solução?
O noivo metrossexual pode ser um aliado importantíssimo das mulheres, dividindo a árdua tarefa de organizar toda a estética do casamento, cuja atribuição era, até pouco tempo atrás, 100% feminina. Entende de flores, conhece o segredo de uma boa renda, pode oferecer dicas de como os vestidos plissados, podem combinar melhor com acessórios diversos. E o melhor: não é gay. Esse homem perfeito pode contribuir com a preparação do casamento, desde todo esse metrossexualismo não seja algo exagerado, algo que se sobreponha à própria essência do casamento. Afinal, toda a precisão estética da cerimônia tem por objetivo maior, tão-somente simbolizar a magnitude da união afetiva entre dois casais que se amam.
O noivo metrossexual é perfeccionista e, certamente, conhece tudo sobre ternos e costumes e irá escolher o corte e a modelagem ideal com extremo cuidado e observação apurada. Os acessórios para o noivo serão alvo de exames periciais por parte do noivo metrossexual, que irá decidir se esses itens dialogam harmoniosamente com o traje da noiva, roupa do noivo, etc.
Se você é um noivo metrossexual, irá se casar à noite e procura dicas de traje, aposte nos smokings tradicionais, especialmente os que poderão ser confeccionados de maneira exclusiva no atelier de grandes grifes internacionais. Combinado com perfeição com acessórios para o noivo, essas dicas de traje poderão abrilhantar ainda mais seu casamento. Quanto às noivas, vale a pena saber aproveitar a sorte de ter um noivo para dividir a tarefa de organizar o evento.
(Leonir Santos)

O ESTILO DO NOIVO METROSSEXUAL (I)


Eles fazem parte do universo da moda masculina, mas não é de hoje. A década de 2000 amanheceu com uma nova geração de homens, antenados com o mundo da moda, sensíveis a questões que passavam ao largo das preocupações do gênero e, principalmente, muito, muito vaidosos. Entre os metrossexuais assumidos e mais populares junto do público, se contam David Beckham, Chace Crawford, ator do seriado Gossip Girl ou Jared Leto, ator e vocalista do grupo 30 Seconds to Mars.
O termo metrossexual surgiu como uma fusão dos termos “metropolitano” e “sexual” e é um novo conceito da sociedade moderna, usado para caracterizar os homens que possuem um apreço incomum pela aparência e pelo gosto refinado, os quais gastam, em média, 30% de seus salários com cosméticos, vão à manicure, adoram passar uma tarde no shopping, etc., mas sem perder a masculinidade. Surpreendente às mulheres, alvo de piadas e preconceitos por parte dos mais conservadores, os metrossexuais estão por toda a parte, sobretudo, nas grandes cidades.
(Leonir Santos)

TERNO E ACESSÓRIOS COLORIDOS (II)


Vamos supor também que a cerimônia seja realizada a céu aberto, em um dia que coincide com uma estação do ano bem fria (outono ou inverno) e que tenha elementos não muito tradicionais em decoração. O uso do fraque ou terno colorido fica muito bem, especialmente se harmonizado com as cores da decoração da festa.
A roupa do noivo não causa muitas dúvidas. Por isso, no momento em que for alugar seu fraque para casamento, exponha sua vontade; certamente, com as características em mão, a consultora vai indicar a melhor cor. Mesmo que os noivos cumpram a tradição de não verem as roupas que o outro vai usar antes do dia da cerimônia, é bom pelo menos ter uma noção do estilo, cores e tecido que o noivo e a noiva vão usar. Assim, poderão harmonizar os seus looks para o dia do casamento.
(Leonir Santos)

TERNOS E ACESSÓRIOS COLORIDOS (I)


Se o noivo pretende ousar com a cor do seu traje de casamento deve prestar atenção em alguns pormenores e circunstâncias da festa de casamento, enumeradas com quatro pontos: como é o vestido da noiva; qual a formalidade da cerimônia; o local onde será realizada e a personalidade da pessoa que vai utilizar o fraque colorido.
Suponha que o vestido da noiva seja de uma cor diferente da branca. Verde claro, talvez. Então, você pode ousar um pouquinho, dar um ar mais moderno e utilizar outro tom para a roupa do noivo, como verde, marrom, etc. Outra dica que pode aproveitar para dar um up no visual é optar por um terno de cor neutra e incluir acessórios como o colete, gravata ou calçados de cores fortes.
(Leonir Santos)

terça-feira, 21 de agosto de 2012

UM DIA SÓ PARA O NOIVO


Depois de meses de intensos preparativos, muita gente acredita que quando o tão esperado dia de casamento chega tudo que o noivo precisa fazer é aparecer na hora marcada. Porém, assim como as noivas, eles também experimentam a ansiedade de esperar que o evento ocorra como previsto e também querem sair bem nas fotos. O dia do noivo hoje em dia é diferente. Cuidar da aparência há muito tempo deixou de ser "coisa de mulher". Existem salões que oferecem tratamentos de beleza exclusivos para o noivo. Quer deixar sua noiva ainda mais orgulhosa de seu lindo noivo? Então a palavra de ordem é planejamento. Seis meses antes do dia do casamento, promova mudanças positivas para sua qualidade de vida e entre mais saudável na vida de casado. Considere fazer uma reeducação alimentar e praticar atividades físicas , mesmo que sejam apenas caminhadas. Ainda que não precise perder peso, uma rotina saudável vai fazer com que sua pele e seu cabelo fiquem mais bonitos no grande dia.
Assim, as fotos que eternizarão a cerimônia de casamento ficarão lindas e você ainda terá a disposição necessária para enfrentar a maratona de eventos do casamento.
Os serviços disponíveis para o dia do noivo são adequados às necessidades dos homens. Os pacotes mais completos para o dia do noivo demandam muitas horas, altos custos e podem não ser adequados aos rapazes mais impacientes. Há também, pacotes simplificados de serviços que certamente surpreenderão àqueles que insistem na idéia que um bom banho é o suficiente.
Seja qual for a sua escolha, procure fechar os pacotes com pelo menos dois meses de antecedência.
O salão de beleza serve como um refúgio às preocupações desse dia. Ter o compromisso de passar o dia todo, ou boa parte dele, cuidando do corpo, faz com que o prazo para que tudo esteja absolutamente pronto seja um dia antes do casamento, assim, ele não vai poder deixar nada para a última hora.
Os pacotes completos para o dia do noivo incluem: a alimentação do dia (café da manhã, almoço e lanchinhos), barba, correção de imperfeições, corte, hidratação e arrumação do cabelo, depilação (peito e costas), limpeza e hidratação da pele normalmente feita alguns dias antes do casamento), manicure, massagem, podologia, sauna e sobrancelha.
Escolha dentre essas opções as que farão você se sentir confortável, de acordo com sua personalidade e seu orçamento e curta esse dia tão especial com estilo. Certamente, dentro de algumas horas você estará mais bonito e cheio de energia para a dança dos noivos na festa de casamento.
(Leonir Santos)

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

NOIVO USANDO CHAPÉU (II)


O chapéu, que antigamente foi muito usado pelos homens, era símbolo de status. Hoje ele volta à cena dando um toque retrô aos looks contemporâneos. A assessoria do noivo de hoje traz looks com esse acessório que todo homem deve ter e usar. Muitos noivos já devem ter sentido que algo estava faltando para completar o look. O chapéu é um grande acessório que pode mudar completamente o visual de uma pessoa. Há séculos faz parte do vestuário masculino e continua sendo um sucesso entre os homens. Na última temporada ele apareceu em desfiles com D&G e Dior Homme, além de aparecer frequentemente em editoriais de moda masculina. Seja com abas grandes ou menores, comuns ou lembrando até uma boina, vale a pena arriscar usar o acessório na sua festa de casamento.
(Leonir Santos)

NOIVO USANDO CHAPÉU (I)


Defendendo o público masculino, quem disse que no casamento só a noiva deve brilhar? Os noivos são tão importantes quanto e merecem destaque igual. Estiloso, clássico, chique e encantador, esse é o efeito que um chapéu dá para um noivo. Os chapéus são mais indicados em casamentos diurnos, ou no final de tarde. Eu particularmente acho perfeito. De modo geral gosto muito de homens com chapéu. Acho que fica tão moderninho. E noivo então!? Fica com um ar de malandro-boemio-sambista-carioca.
Os chapéus podem adequar-se a estilos muito diferentes de casamentos, quer completando um look informal quer acrescentando um toque clássico a um fraque ou a outro tipo de fato.
Atualmente é possível encontrar chapéus mais descontraídos em várias lojas, como por exemplo das marcas Zara, Springfield, Asos e J. Crew.
Para encontrar chapéus mais formais, em Portugal há várias chapelarias tradicionais, sobretudo nas grandes cidades.
Para além disso, no site A Fábrica dos Chapéus é possível encomendar imensos modelos diferentes.
Mesmo que optem por não usar chapéu no dia do casamento, podem utilizar um (ou mais do que um) como acessório numa sessão fotográfica.
(Leonir Santos)

ESTILO CHAPÉU PANAMÁ


Um outro modelo de chapéu bem conhecido é o chapéu Panamá. Uma controvérsia sobre o nome é motivo de disputa até hoje, já que ele não foi inventado no Panamá e sim no Equador, onde é chamado popularmente de El Fino. Alguns modelos podem custar mais de mil reais.
Ele é normalmente tecido de trama fechada, com materiais bem leves, e muitos de forma totalmente artesanal.
Durante a visita ao Canal do Panamá, o Ex- Presidente estadunidense Roosevelt usou-o, popularizando erroneamente o nome desse modelo usado por ele em 1906.
As personalidades mais conhecidas que usaram este modelo foram Winston Churchill, Getúlio Vargas, Harry Truman, o grande músico brasileiro Tom Jobim e o mais proeminente inventor brasileiro Santos Dumont, considerado um homem muito elegante e adiantado na moda, que já usava o modelo também em 1906.
(Leonir Santos)

ESTILO CHAPÉU FEDORA


O nome vem de Teodora, que foi adaptado para o Russo Fedora, inclusive popularizado na peça de Victorien Sardou chamada Fédora. Mais tarde, Umberto Giordano em 1898 comporia uma ópera com o mesmo nome. Deu-se então, a escalada para popularizar o nome do chapéu.
No Brasil, o modelo é também conhecido como Borsalino, e pode ser visto em muitos filmes da era de ouro de nosso cinema. No cinema estadunidense, foi popularizado por Hamphrey Bogart, no clássico Casablanca, e claro, pelo inesquecível Charles Chaplin.
Na história mais moderna do cinema, o chapel Fedora compôs o visual do maléfico personagem Freddy Krueger.
Na música atual, é cada vez mais comum a utilização de tal artigo de vestuário, e alguns dos cantores mais proeminentes na cena que usam são Bruno Mars Jason Mraz.
(Leonir Santos)

ESTILOS DE CHAPÉUS MASCULINOS


Assistindo a filmes antigos, seja de Hollywood, Vera Cruz, de comerciais, nas ruas, ou atualmente vendo cantores, percebemos a elegância dos trajes de algumas décadas.
Fora o terrível vício do cigarro, que era largamente divulgado como elegante, temos peças que compunham o visual masculino que deveriam ser mais apreciados nos dias de hoje. Um destes é o chapéu, que está voltando com força total para compor o visual social masculino. Não só em filmes e novelas, mas nas ruas, pode ser ver a variedade de modelos e cores que dão um charme todo especial. É um acessório indispensável tanto quando se quer compor algo mais clássico, quanto para a proteção contra o sol, sem deixar o estilo de lado.
(Leonir Santos)

O USO DO CHAPÉU MASCULINO


Uma coisa que a senhorita moda nos ensina muito bem é um negócio chamado INOVAÇÃO. Seja com peças de 70 anos atrás ou looks da última coleção, o estilo fica por conta daqueles que sabem se reinventar. Mas há peças que nunca “saem de moda”. Um caso específico é o chapéu.
Acessório clássico do vestuário masculino, o chapéu, em certos modelos, é sinônimo de elegância e refino, sendo usado em todos os momentos e climas.
Porém, assim como outras peças, o chapéu também tem vários estilos. Existem três modelos de constituição bem diferentes, sendo os mais usados: Fedora, Summer Praiano e o clássico Ek Fletman.
Bem, apesar de estar há muito tempo na galeria de looks masculinos, o chapéu nem sempre agradou a todos. Mas se você gosta de usar, seja por estilo ou proteção para a cabeça, aproveite ao máximo esse acessório que muitas vezes faz toda a diferença.
(Leonir Santos)

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

A HORA DO NOIVO


Depois de muito tempo de namoro e noivado, chegou o tão sonhado dia do casamento. Tudo foi planejado milimetricamente, detalhe por detalhe, durante todos esses anos. As músicas da cerimônia, a decoração, a festa, a lua-de-mel, os convidados e padrinhos. A noiva é figura central da festa, e todas as atenções estarão voltadas a ela. Todos vão reparar no seu vestido, no seu véu, nos seus sapatos, no seu penteado e maquiagem. Tudo é mágico neste dia! Tudo é perfeito como nos contos infantis da Cinderela, Branca de Neve e tantas princesinhas que encontraram seu príncipe encantado. Mas, a maioria das pessoas nem percebe a figura do noivo, um injustiçado! Parece que ele é um mero ator coadjuvante, que está presente em cena apenas para fazer a atriz principal brilhar. Não representa nada pois tudo gira em torno da noiva. É assim que você pensa? Pois saiba que está redondamente enganado. O noivo tem muita importância sim, afinal sem ele não haveria nenhum casamento, e seu traje, deve ser elegante e impecável, pois enquanto está no altar esperando pela noiva, ele é atentamente observado.
(Leonir Santos)

TIPOS DE TERNOS


Os ternos masculinos, é fato, são um ícone de elegância e estilo, seja para o uso casual ou para eventos formais. E se você pensa que basta jogar um modelo preto por sobre uma camisa branca está muito enganado. A moda dita diversas tendências que trabalham com diferentes modelos e padronagens que são adequados para cada ocasião. Para aqueles que ficam perdidos diante das possibilidades existentes, selecionamos algumas misturas, truques e dicas essenciais para que você fique bem alinhado, elegante e – o mais importante – adequado independente da situação. De qualquer forma a regra número um diz que um terno, estando bem ajustado (respeitando as suas proporções), serve para todas as épocas e locais.

Há diferentes tipos de modelos de terno e vamos explorar alguns agora. O primeiro é o Italiano, que apresenta ombros largos, corte quadrado e não tem abertura traseira. É um modelo mais sóbrio, indicado para aqueles homens mais magros e esguios. O corte maus quadrado equilibra o conjunto. Contudo, indica-se escolhê-lo com cuidado, pois ele pode parecer demasiado “largo”.
O Britânico já é bem diferente, pois tem um corte mais ajustado e apresenta duas aberturas traseiras. Por conta disso, ele é mais confortável que o italiano e facilita os movimentos. Outra opção é o americano, que vem com uma fenda traseira – ou seja, com mais movimento que o italiano, mas menos que o britânico – lapelas estreitas e alongadas. É um modelo indicado aos mais gordinhos e baixinhos (apesar de servir bem a todos os tipos), pois afina e alonga a silhueta.
Há também o tradicional Jaquetão. Um paletó transpassado que pode ser variado e usado com calças de ternos distintos. Por conta da maneira como é fechado, não á muito confortável. A etiqueta (e o próprio modelo, que fica feio aberto) não permite ser usado sem estar fechado. Seu corte indica que os homens altos e magros são mais afeitos a usá-lo. É um modelo que anda meio fora de moda, mas há sempre quem goste.
(Leonir Santos)

PADRONAGENS E CORES DE TERNOS


Optar pelos tradicionais marinho, preto e cinza chumbo, por exemplo, costuma não causar problemas. Afinal, são as mais usadas e servem tanto para o dia quanto para a noite. Outra indicação dessas cores é pelo fato delas “emagrecerem”. Sem contar que um terno escuro, via de regra, é mais elegante.
Os tons de bege e cinza claro já são mais indicados para ocasiões diurnas. O importante ao escolher essas cores é tomar cuidado com o resto do conjunto – camisa e gravata. Cores muito pálidas e próximas dos tons dos ternos podem deixar a pessoa apagada, se muito coloridas podem dar um tom de exagero. A dica é manter-se na segurança da camisa branca e carregar um pouco mais na cor da gravata (desde que ela combine em desenho e tonalidades com o terno. Ah, e também não podemos nos esquecer que as cores das roupas se equilibram com os tons de pele. No caso do bege, é indicado para quem tem a pele mais morena. Para os mais claros, opte pelos tons de cinza.
Um terno muito elegante e charmoso, que confere muito estilo a quem usa – é o risca-de-giz. Ele é clássico que pode ser usado por todos, mas mais ainda por aqueles quem estão acima do peso, pois as listras alongam a silhueta. Já o xadrez cai bem nos dias mais frios, mas deve ser evitado por quem está acima do peso, já que ele alarga a composição. Só uma dica, tanto o terno risca-de-giz quanto o xadrez pedem alguém de personalidade para usá-los, pois eles fogem à regra do dia-a-dia e sua escolha transmite um ar de ousadia.
(Leonir Santos)

DETALHES DO NOIVO


Mas como acertar na escolha da roupa do noivo, neste dia tão especial?
Confira:
1. Leve em conta: Horário do casamento, Estilo – formal ou informal , Local – igreja, praia ou campo.
2. Leve em consideração a opção de alugar o traje. A não ser que a escolha seja um terno, dificilmente você usará novamente uma peça mais formal.
3. As opções mais usadas para trajes de noivos são:
- Fraque: para casamentos mais formais.
- Meio-fraque: o mais usado e ideal para todos os horários.
- Terno: para casamentos mais simples ou mais informais, sendo que as cores cinzas e beges são ideais para casamentos pela manhã. Azul-marinho ou cinza escuro para casamentos no final da tarde, e preto ou grafite para casamentos à noite.
4. Não caia na conversa do vendedor, que quer te empurrar algo muito exótico dizendo estar na última moda. Na dúvida fique com o bom e velho terno escuro. Não tem como errar!
5. Leve em conta seu tipo físico: se for baixo, evite casacas e meio-fraques. Já para os mais gordinhos a casaca emagrece e fica elegante.
6. Combine sapatos e cintos tomando cuidado para combinar com a cor do terno também. Nada de usar sapatos e cintos marrons com terno preto ou grafite.
- Ternos preto, cinza e azul-marinho: sapatos, meias e cintos pretos – no caso de terno azul-marinho a meia pode ser da mesma cor.
- Ternos bege e marrom: sapatos, cintos e meias marrons.
7. Jamais use meia curta. Nada mais horroroso do que ver um pedaço da perna do noivo quando ele está sentado. Também não use meias brancas. Elas devem sempre combinar com a calça.
8. Esqueça o smoking porque é um traje a rigor que não deve ser usado em casamentos, são indicados apenas para cerimônias e bailes de gala. Também não pense na possibilidade de casar de branco. Esta cor deve ser apenas para a noiva.
9. A camisa deve sempre ser mais clara que o terno, e a gravata deve ser de tons mais escuros que a camisa, e com um nó impecável. O comprimento sempre acima da fivela do cinto.
10. Prove a roupa completa dois ou três dias antes, mas alugue com meses de antecedência.
11. Use um cravo na lapela, ou um lenço no bolso, combinando com a gravata. Nunca os dois ao mesmo tempo.
A roupa do noivo deve ser sempre impecável, tanto quanto o vestido da noiva, mas o noivo jamais deve abrir mão do conforto e deve sempre vestir algo que combine com seu estilo. Lembrando também, que a elegância de suas atitudes e sua simpatia com os convidados, chamarão mais a atenção do que seus trajes. Organize-se! Converse muito com sua noiva para definirem os detalhes juntos, e tudo dará certo!
(Leonir Santos)

ROUPAS PARA PADRINHOS


Para escolher a roupa certa nesta hora ainda mais falando de roupas masculinas, como de padrinho, fica sempre algumas dúvidas no ar.
Então você que aceitou um convite desse de ser padrinho, mão-a-obra tem trabalho a fazer, você tem que estar ligado em que traje vai usar a maioria dos casamentos o padrinho segue a linha do noivo assim se torna mais fácil.
O melhor a fazer é conversar com o noivo e todos decidirem como vai ficar os ternos, ou se preferirem somente pedir uma opinião para ele, se vão usar fraque, por exemplo, o terno fala muito como vai estar no casamento, se vai ser moderno ou tradicional.
Varias lojas de ternos existem com uma praticidade para os padrinhos ajuda-los na escola correta do modo de vestir na hora do casamento. Faça uma boa pesquisa, converse com o noivo e veja se chegam a um acordo, vá procurar algumas lojas que oferecem ajuda.
(Leonir Santos)

NOIVOS BAIXINHOS


Ninguém gosta de ser chamado de baixinho, e esse fato pode até ser difícil de admitir, mas a questão é que todos os homens menores do que 1,70m estão abaixo da estatura brasileira média. Essa característica não precisa ser encarada como um problema, especialmente quando a moda oferece vários truques que proporcionam um visual de silhueta mais alongada. Confira as dicas:
Terno: O mais indicado é que o paletó tenha o menor comprimento possível, mas sem fugir da regra clássica de cobrir a curvatura do bumbum. Pessoas magras ficam muito bem com modelos slim. É importante lembrar que, nesse corte, nunca deve sobrar tecido na região dos ombros. As melhores opções ficam por conta das cores escuras e da risca de giz, que alonga a silhueta. Evite escolher listras verticais muito espessas.
Camisa Social: Por ser mais longo, o melhor tipo de colarinho é o inglês, que também é indicado para os homens com rosto mais arredondado. As peças com listras verticais continuam sendo as preferidas para alongar o visual.
Gravatas: Mais uma vez a aposta deve ficar por conta das listras, que nessa peça pode variar para a orientação transversal. Caso se prefira estampas, as melhores são as de menor tamanho. Homens magros ficam muito bem com gravata slim, que é menos larga. Os homens com mais corpo necessitam ser bastante precisos, pois devem evitar as gravatas slim, como também as muito largas. O nó duplo (Windsor completo) não é o mais indicado.
Casacos: Os que caem melhor são os mais curtos, que cobrem apenas a parte do tronco, e não se estendem para as pernas. Uma dica é ficar atento para as peças com enchimento ou forro, que podem proporcionar mais volume do que o desejado.
Calças: Sem dúvida as melhores são as que possuem corte reto e com o cós na altura da cintura. A dica para acertar no comprimento é deixar que a barra fique a 1 cm da sola do sapato. Dobrar a barra é proibido para os baixinhos, porque acaba encurtando ainda mais a aparência.
Quais cores usar: Desde que o look seja sóbrio e com todas as cores do visual combinando entre si, não existem grande restrições quanto às quais cores usar. A única recomendação é evitar usar grande variedade de tons.
Melhores tecidos: Os melhores são aqueles mais encorpados, que se ajustam bem à silhueta e não esticam demais. O melhor tipo de estampa, sem dúvida, são as padronagens verticais.
Para acertar na produção dos looks e eliminar os detalhes do vestuário que diminuem a silhueta, apostando naqueles que alongam o corpo, é só seguir as dicas de roupas para homens baixos. A última e mais importante recomendação é sempre acertar no tamanho dos modelos. Nada de usar peças grandes ou no número maior.
(Leonir Santos)

HOMENS ACIMA DO PESO


A moda masculina vem se tornando cada vez mais diversificada, em função do crescente interesse pelos novos homens do século XXI pelos cuidados com estética e imagem. Nesse contexto, existem inúmeros estilistas de renome apostando nas peculiaridades de cada nicho, como a necessidade de confecção de ternos tamanho grande e demais roupas para gordinhos, as quais moldem o corpo dos homens com sofisticação e que valorizem suas virtudes, minimizando eventuais imperfeições. Segundo dados recentes do IBGE, cerca de 52,2% dos homens brasileiros estão acima do peso, dados que reforçam a importância desse nicho no mercado da moda masculina.
Assim, nomes como o do estilista Ricardo Almeida e outras conhecidas marcas de ternos e costumes, apostam na customização para chegar aos melhores resultados em cada corpo.
Entretanto, para quem não tem tempo para personalizações e deseja comprar ternos tamanho grande, prontos e disponíveis nas lojas, vale a pena atentar-se a alguma dicas básicas na hora da escolha das roupas para gordinhos, como a recomendação da opção por ternos escuros, já que alongam a silhueta. Paletós com cortes laterais e apenas dois botões também são interessantes. Uma outra dica valiosa é dar preferência as camisas de colarinho baixo!
Existem diversos marcas de ternos especialistas em números maiores. Pesquise e acesse as principais lojas online ligadas à alfaiataria e opte pelo modelo que melhor combinar com seus estilo.
Leonir Santos)

NOIVO PLUS SIZE


Não é só a noiva que deve brilhar ao entrar na igreja ou no salão. O noivo também precisa estar bem vestido, com uma roupa que lhe caia bem e que combine com o vestido da noiva. Quem está acima do peso, também encontra boas opções de ternos e trajes para usar em seu casamento. Aqueles que não quiserem comprar uma peça pronta ainda tem a opção de mandar fazer o terno sob medida, uma ótima alternativa para fazer uma roupa que lhe servirá perfeitamente.
Combine o traje com a cerimônia:
Ao escolher seu traje, o noivo precisa verificar alguns pontos como o estilo da cerimônia, se será formal, ultraformal ou informal, o horário do casamento (de manhã, à tarde, ou à noite) e sua constituição física – se tem estatura baixa, mediana ou alta e se é magro ou gordo. Conversar com a noiva também é fundamental, uma vez que o traje do noivo precisa ser adequado ao vestido selecionado por sua futura esposa e não pode chamar mais atenção do que a roupa da mulher.
As melhores cores para cada período do dia:
As cores mais adequadas para quem vai se casar de manhã são bege e cinza, que são tons mais claros. O terno escuro é o básico e pode ser utilizado independente do horário da cerimônia. Se o casório ocorrer no período da tarde opte por ternos na cor azul marinho ou cinza escuro e se for à noite opte pelo clássico preto ou pelo grafite (cinza escuro). Para casamentos na praia, o branco é uma cor adequada. O branco, porém, deve ser evitado para outros horários e locais, para que não seja usada a mesma cor que a noiva.
Na hora de escolher a camisa opte por um modelo mais claro que seu terno e invista em uma gravata mais escura que a camisa, para fazer um contraste. No entanto, não convém usar gravatas que tenham estampas que chamem muito a atenção.
Prefira modelos com estampas discretas e no mesmo tom. Com estas dicas, você já pode escolher um traje para seu casamento, mesmo que esteja gordinho. Se tiver tempo, pedir a um alfaiate que faça o terno ainda é uma boa alternativa para garantir qualidade e um bom caimento.
(Leonir Santos)

PACOTES PARA OS NOIVOS


Depois de meses de intensos preparativos, muita gente acredita que quando o tão esperado dia de casamento chega tudo que o noivo precisa fazer é aparecer na hora marcada. Porém, assim como as noivas, eles também experimentam a ansiedade de esperar que o evento ocorra como previsto e também querem sair bem nas fotos. O dia do noivo hoje em dia é diferente. Cuidar da aparência há muito tempo deixou de ser "coisa de mulher". Existem salões que oferecem tratamentos de beleza exclusivos para o noivo. Quer deixar sua noiva ainda mais orgulhosa de seu lindo noivo? Então a palavra de ordem é planejamento. Seis meses antes do dia do casamento, promova mudanças positivas para sua qualidade de vida e entre mais saudável na vida de casado. Considere fazer uma reeducação alimentar e praticar atividades físicas , mesmo que sejam apenas caminhadas. Ainda que não precise perder peso, uma rotina saudável vai fazer com que sua pele e seu cabelo fiquem mais bonitos no grande dia.
Assim, as fotos que eternizarão a cerimônia de casamento ficarão lindas e você ainda terá a disposição necessária para enfrentar a maratona de eventos do casamento.
Os serviços disponíveis para o dia do noivo são adequados às necessidades dos homens. Os pacotes mais completos para o dia do noivo demandam muitas horas, altos custos e podem não ser adequados aos rapazes mais impacientes. Há também, pacotes simplificados de serviços que certamente surpreenderão àqueles que insistem na idéia que um bom banho é o suficiente.
Seja qual for a sua escolha, procure fechar os pacotes com pelo menos dois meses de antecedência.
O salão de beleza serve como um refúgio às preocupações desse dia. Ter o compromisso de passar o dia todo, ou boa parte dele, cuidando do corpo, faz com que o prazo para que tudo esteja absolutamente pronto seja um dia antes do casamento, assim, ele não vai poder deixar nada para a última hora.
Os pacotes completos para o dia do noivo incluem: a alimentação do dia (café da manhã, almoço e lanchinhos), barba, correção de imperfeições, corte, hidratação e arrumação do cabelo, depilação (peito e costas), limpeza e hidratação da pele normalmente feita alguns dias antes do casamento), manicure, massagem, podologia, sauna e sobrancelha.
Escolha dentre essas opções as que farão você se sentir confortável, de acordo com sua personalidade e seu orçamento e curta esse dia tão especial com estilo. Certamente, dentro de algumas horas você estará mais bonito e cheio de energia para a dança dos noivos na festa de casamento.
(Leonir Santos)

DIA DE BELEZA DO NOIVO


Já foi o tempo em que só as noivas tinham seu dia especial antes do casamento, cada vez mais vaidosos os homens agora também tem seu dia do noivo.
O dia do noivo acontece praticamente como o dia da noiva, ele vai até o salão e tem todos os serviços que escolher no pacote cabelo, barba, massagem, ofurô, depilação, podólogo, limpesa de pele, unha, etc...
A vantagem além da vaidade é ter um dia só pra si sem ter que pensar no nervosismo do dia do casamento, correria e dúvidas na hora de se arrumar, ele simplesmente chega no salão e relaxa com todos os cuidados que o salão oferece como massagens e banhos relaxantes, curte o dia aproveitando o que pode porque a noite é longa e quantas são as horas em pé, danças, cumprimentos, uma rotina que é pura alegria, mas que deixa qualquer um cansado. Ele já sai do salão pronto pra ir para o local do casamento e enfrentar o dia mais emocionante de sua vida.
Acho muito importante que os homens também tenham esses cuidados, afinal a noiva se prepara toda e que noiva não adoraria ver seu noivo chegando lindo e mais relaxado.
(Leonir Santos)

NOIVO E PADRINHOS DE ALL STAR


Que as pessoas usam tênis mais pelo lifestyle que ele representa do que pelo fato de tal modelo estar na moda não é nenhuma novidade, e um bom exemplo disso são as ocasiões em que o momento pede um outro tipo de calçado, e mesmo assim as pessoas desconsideram tal protocolo e recorrem ao seu bom e velho tênis. Sendo assim, o modelo escolhido acaba virando o protagonista do look e até mesmo do evento.
Exemplo disso são casamentos onde os noivos, e até mesmo os padrinhos, são adeptos do lifestyle All Star. A situação acaba se tornando divertida, e o tênis vira parte da decoração da festa. E pense bem: se você usa tênis todos os dias da sua vida, faz sentido usar um sapato convencional justamente em uma data tão emblemática quanto o dia do seu casamento?
Alguns fotógrafos especializados em casórios fazem registros destes momentos, destacando o tênis em imagens onde às vezes o rosto do noivos nem aparece. Estilo total! (Leonir Santos)

Colunista Social

Minha foto
Caxias do Sul, RS, Brazil
Seja Bem vindo(a) ao meu site! Aqui você pode conhecer um pouco mais do meu trabalho. Sou calígrafo e Colunista Social em Caxias do Sul/RS. Meu trabalho é todo manuscrito com tinta especial preta, prata, dourada ou bronze, o que permite leveza e uma variação enorme nas fontes. Faço letras clássicas, modernas, tradicionais e personalizadas. Também posso dar assessoria no endereçamento aos convidados e assessoria no traje do noivo, pai e padrinhos (www.assessoriadonoivo.blogspot.com). Qualquer duvida, contate-me por e-mail ou telefone. Entre e fique à vontade! caligrafia.leonirsantos@yahoo.com.br